Desfralde

Desfralde seu filho

É muito comum encontrarem por aí, dizerem que o desfralde pode ocorrer por um período de tempo, ou que a idade específica deve ser essa ou aquela. Porém não podemos esquecer que não existe ser humano igual, e essa regra também vale para as crianças, portanto temos que aceitar que cada uma tem seu próprio tempo. E é sobre isso que eu vou te falar: como respeitar o tempo do seu filho e conseguir realizar esse processo de forma tranquila.

Quando começar

Você precisa observar. Não existem regras específicas para isso. Nós conhecemos nossos filhos. Como base nisso você é capaz que saber o melhor momento. Talvez, se você notar que a criança está incomodada com a fralda suja imediatamente após fazer cocô na fralda, isso pode indicar que é hora de começar. Mas nada mais eficaz que a observação. Presta atenção no seu filho e você vai saber o melhor momento.

Vaso ou Penico?

As crianças fazem tudo que os adultos a sua volta fazem. Em alguns casos isso pode não ser muito bom, porque as vezes nossas crianças acabam aprendendo coisas que não devem, mas podemos usar isso a nosso favor e obter vantagens. Por exemplo, se você usar o vaso para o processo de desfralde será mais fácil para o seu filho entender a necessidade de abandonar a fralda, porque ele vai ver você como referência, ou seja, a criança terá um exemplo a seguir, consequentemente será mais fácil assimilar a ideia de começar a usar o vaso.

Dependendo do tamanho da criança, você pode usar um adaptador como auxílio para criança não cair dentro do vaso.

Keep Calm!

Calma! Não precisa fazer pressão. Faça dessa fase uma época alegre e aproveite para guardar lembranças desse momento tão impar. Já pensou contar para os seus netos que o pai dele fez cocô na roupa na praça de alimentação do shopping? Com certeza vai dar uma boa história! Isso é uma coisa inevitável de acontecer, em algum momento durante o processo de desfralde pode acontecer algo dessa natureza. Nem é um imprevisto. Pelo contrário isso muito previsto. O importante é manter a calma.

Uma dica para tentar evitar situações complicadas é levar a criança ao banheiro de tempos em tempos, ou perguntar periodicamente se está com vontade de ir ao banheiro. A observação também ajuda muito nessa hora. Algumas mães conhecem tão bem seus filhos que sabem até a hora que estão fazendo aquele servicinho. Hehehe.

Roupas

Quando o processo já tiver avançado, é provável que a criança já queira ir ao banheiro sozinha. A roupa vai ajudar muito nisso. Não coloque uma roupa que a criança tenha dificuldade de tirar, ou que seja preciso chamar um adulto para ajudar. Use roupas mais leves e soltas para dar independência a criança.

Com certeza há outras coisas que podem ser feitas. Que tal deixar no comentário o que você fez? Então conte sua experiência, adoraríamos saber.

Mulher, empreendedora, batalhadora e a cima de tudo Mãe. Num dia após ficar desempregada no fim de 2016, eu parei para refletir um pouco sobre a vida e os meus sonhos. E de repente veio uma vontade de empreender. O sonho agora se tornou realidade, onde cada passo, cada conquista, me faz acreditar que posso ir cada vez mais longe. Aprendi valorizar a minha vida ao lado da minha família, e eu tenho certeza que estou no caminho certo.

Deixe um comentário